Rota Águas da Mata Sul

Banhos refrescantes no circuito de cachoeiras

Mesmo longe dos 187 km de belas praias do litoral pernambucano, é possível refrescar o corpo em contato com a natureza. Na Zona da Mata Sul, a praia é substituída pelas cachoeiras, bicas e córregos naturais de Palmares, Quipapá e São Benedito do Sul. Os três municípios turísticos integram a rota Águas da Mata Sul.

À semelhança de uma longa e vistosa cauda branca de um vestido de casamento, a cachoeira do Véu da Noiva dá o toque especial de imponência ao município de Palmares, a 120 km do Recife. A maior queda tem 4m de altura. Depois de um trecho de corredeiras, as águas se encontram para dar lugar a duas piscinas naturais próprias para banho. Outro espetáculo da natureza é a Cachoeira do Rio Camivô, na divisa com o município de Bonito, também famoso por suas cachoeiras. São quase 15m de queda d'água. Ideal para a prática de esportes radicais. Pequenas piscinas oferecem ao visitante a oportunidade de curtir um mergulho. O cenário ainda é composto por orquídeas, bromélias e samambaias.

E em Palmares ainda há muito para contemplar a exemplo da Corredeira do Oratório. Considerada a terra dos poetas por ter sido o berço de Ascenso Ferreira e Hermilo Borba Filho, o município preserva o Theatro Cinema Apolo, uma construção de 1914 e a primeira do interior pernambucano. Lá está também a Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho. O lado histórico da cidade é muito forte no lugar, que já foi um dos mais atuantes redutos de resistência negra à época dos Quilombos dos Palmares. Conta-se até que a cidade foi batizada por Zumbi em uma referência à vegetação rasteira da paisagem.

O cenário bucólico do interior fica ainda mais bonito em São Benedito do Sul, distante 172km da capital. A fonte de recursos hídricos foi generosa no município. Com aproximadamente uma dezena de quedas d'águas, o local se torna um verdadeiro parque aquático natural com destaque para a cachoeira do Peri-Peri, uma das mais procuradas inclusive para a prática de rapel ao longo de seus mais de 15m de altura. O circuito de cachoeiras em São Benedito ainda pode ser completado com estratégicas paradas na Cachoeira da Laje, Poço do Soldado, Poço do Caboclo e Aritana.