Rota Náutica Coroa do Avião

Nem ondas fortes, nem arrecifes. No Litoral Norte de Pernambuco, as águas são sempre calmas, mornas. Antigas vilas praieiras, comunidades caiçaras, convertidas em estações de veraneio, pequenas pousadas e resorts sofisticados. Uma das maiores pistas naturais para esportes e passeios náuticos do Nordeste. Aqui, a cultura firma bela parceria com a natureza.

Encontro de rios e mar, montanhas, matas, vilas históricas, ilhas bucólicas e a culinária calcada nos muitos peixes e crustáceos da região. Uma cozinha que pode ser sintetizada na caldeirada de frutos-do-mar: peixes, camarões, lagostas, polvo e mariscos cozidos juntos, temperados com leite de coco e ervas aromáticas como coentro.

A rota pode começar pela praia de Maria Farinha. Numa das muitas marinas da região, o cardápio é amplo: passeios de jet-ski, barcos e catamarãs. Em poucos minutos, chega-se à Coroa do Avião, ilhota de coqueiros e areia, encontro de aves migratórias no Atlântico Sul. Ponto também de migração de visitantes interessados em tranqüilas horas de sol e mar, abrigados em palhoças rústicas que servem pratos típicos como a peixada pernambucana, um cozido de pescados e legumes guarnecidos com o irresistível pirão de farinha de mandioca.

Bem diante, está a Ilha de Itamaracá, capital nordestina da ciranda, ilha batizada pelos índios. Em tupi, seu nome quer dizer pedra que canta. Na Praia do Forte Orange, cercado de restaurantes típicos à beira-mar, está o imponente Forte Orange, construção de 1631, erguido pelos holandeses que ocuparam Pernambuco em busca do controle mundial do comércio de açúcar. Do lado, o Centro Peixe-boi Marinho, onde os grandes mamíferos aquáticos são protegidos da extinção e hipnotizam visitantes.

Na Praia de Jaguaribe, a mitológica cirandeira Lia de Itamaracá, pés na areia e microfone à mão, comanda concorridas rodas de ciranda nas noites de lua. Na histórica Vila Velha, ponto mais alto de Itamaracá, o casario colonial descortina a visão dos manguezais, rios e praias. A poucos minutos, está o Sítio Histórico de Igarassu, abrigo da Igreja de São Cosme e Damião, erguida em 1535, a mais antiga do Brasil. No caminho, imprescindível é uma parada no Mercado de Crustáceos de Itapissuma, praça gastronômica tradicional e convidativa às margens do grande Canal de Nova Cruz. Barra de Catuama, Praia do Sossego, Enseada dos Golfinhos....seus nomes já dizem o que se pode o esperar na Rota Náutica Coroa do Avião. Tudo isso a menos de uma hora do Recife.