Rota da Moda e Confecção

Conheça o agreste que exporta roupas feitas em jeans e malhas

É no interior de Pernambuco, a 165km do Recife, que fica a capital do jeans. Com 900 pequenas indústrias de confecção e 50 lavanderias industriais, o comércio emprega quase 11 mil pessoas. Ao lado de Santa Cruz do Capibaribe e Caruaru, é responsável por 16% da produção nacional. O pólo detém mais de 12 mil empresas de confecção. São fabricadas quase 60 milhões de peças por mês.

Pernambuco pode até estar geograficamente um pouco distante da sede das grandes lojas de grifes nacionais no eixo Rio-São Paulo, mas sabe exatamente como agradar até ao público consumidor mais exigente.

Em Santa Cruz do Capibaribe, distante 215km do Recife, o fluxo deve aumentar ainda mais com a inauguração do Moda Center Santa Cruz. São mais de seis mil boxes e quase 530 lojas de peças de roupas infantis, masculinas e femininas passando por moda praia, cama, mesa, banho e roupas íntimas. O local vai ocupar um espaço de 80 mil m² de área coberta com restaurantes, lanchonetes e dormitórios. O shopping popular vai organizar o comércio local, que antes ocupava mais de 25 ruas do centro. Além das roupas, o município é constantemente associado às mantas e colchas feitas com retalhos de tecido de diversas estampas. Para completar, o artesanato feito com papel reciclado também é bastante procurado na região para decoração de ambiente. Além do pólo de confecções, o turista que for às compras em Santa Cruz deve aproveitar para conhecer a Serra do Pará. A dica é atravessar a Furna do Pará para ver os blocos rochosos e contemplar as bromélias nas encostas do Mirante da Serra do Pará.

Vizinho a Santa Cruz do Capibaribe, o agradável e pacato município de Taquaritinga do Norte, a Dália da Serra, também faz parte do roteiro da Moda e Confecção. O local é famoso pelo comércio informal de roupas íntimas vendidas a preços baixíssimos e pela produção de camisas. A simplicidade, o clima ameno e a hospedagem em estilo hotel fazenda tornam o lugar ainda mais encantador. Os passeios ao final da tarde para ver o pôr-do-sol se misturar com o orvalho da noite e a névoa da serra no Mirante do Estreito são inesquecíveis. Inigualável também é a pureza no sabor do café orgânico produzido na região servido bem quentinho.