Notícias em Destaque

Caravana do Esporte e das Artes tem programação diversificada no Recife

foto: Fabio Cerati

foto da noticia

Projeto vai atender 3 mil jovens da rede pública e promoverá capacitação para professores

A Caravana do Esporte e das Artes desembarca na capital pernambucana nesta última semana de agosto. Entre os dias 29 e 31, o Parque do Caiara, no bairro da Iputinga, no Recife, recebe o projeto, que é uma parceria de oito órgãos diferentes, entre eles a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco. A programação conta com atividades esportivas, artísticas, de saúde, educacionais e vai ter a presença de atletas e ex-atletas olímpicos, a exemplo de Ana Moser (voleibol), Yane Marques (pentatlo moderno), Alessandra Oliveira (basquete) e o recente medalhista de bronze no Mundial de Atletismo, Caio Bonfim (marcha atlética). A abertura oficial acontece nesta segunda-feira (28), com a mesa redonda “Esporte e Arte na Vida das Crianças e dos Adolescentes”, que está marcada para as 19h no Teatro Beberibe, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

A parceria é dos Canais ESPN, Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Instituto Esporte Educação, Disney, Instituto Mpumalanga, Mondelèz Internacional, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco e a Prefeitura da Cidade do Recife. Criada em 2005, a Caravana já atendeu a mais de 2 milhões de crianças e jovens e 18 mil professores. Este ano, o projeto já esteve presente em Vitória de Santo Antão, em abril, e ainda deve contemplar mais duas cidades pernambucanas. “A Caravana do Esporte e da Arte desenvolve atividades gratuitas para crianças e adolescentes e também visa à capacitação de educadores. Ações como essa são de extrema importância, pois estimula valores de cidadania na população. Estamos muito felizes em trazer o projeto ao Recife”, afirmou o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras.

Na chamada “Arena Caravana”, instalada no Parque do Caiara, serão atendidos mais de três mil estudantes da rede estadual de ensino. Eles vão participar dos rodízios nas estações esportivas de tênis, basquete, voleibol, slackline, atletismo, taekwondo, futebol, skate e outros jogos esportivos. Na parte artística, os jovens vão contar com música, dança e o cinema com a presença dos personagens da Disney Mickey e Pateta. Ao mesmo tempo, na agenda educacional, cerca de 200 educadores das redes estadual e municipal vão participar de formações em esporte e arte educacionais e haverá oficina de literatura para adolescentes (leitura, contação de histórias e técnicas de escrita).

O público geral também vai ter acesso à Caravana do Esporte e da Arte. Estarão disponíveis as tendas de saúde, com dicas de alimentação e vida saudável, o Cinema Disney (nas noites da quarta e quinta-feira) e a Mostra Saberes da Terra, com arte e cultura regionais. Além disso, nesta terça-feira (29) à noite vai acontecer o sarau Show da Caravana, que será aberto e terá a participação de atletas e artistas convidados.

Porta-voz da Unicef para crianças com deficiência

Na terça-feira (29) pela manhã, as crianças que estarão na “Arena Caravana” receberão a visita da porta-voz do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para crianças com deficiência, a jovem americana Lucy Meyer.  Lucy está em Pernambuco desde o dia 24 de agosto para conhecer as Olimpíadas Especiais no Brasil, que reúne crianças e jovens com deficiência intelectual, familiares e atletas em atividades esportivas e recreativas. Durante sua permanência no Recife, a embaixadora também visita escolas e participa da Caravana do Esporte e das Artes.