Notícias em Destaque

28.08.2017

Domingo na Arena Sem Barreiras foi de inclusão social, música e esportes para a família pernambucana

foto: Augusto Cataldi

foto da noticia

Primeiros finalistas do Som na Arena II, atividades inclusivas e apresentações folclóricas

Música, inclusão social e esportes foram destaques da 44ª edição do Domingo na Arena, que trouxe o Domingo na Arena Sem Barreiras baseado na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2017. O evento, com acesso livre, aconteceu das 9h às 17h na Arena de Pernambuco.


Na programação musical, o festival Som na Arena II promoveu a primeira semifinal, com as apresentações de 5 bandas: Colt Brothers, Flamboyant, Rua Aurora, Raízes do Capibaribe e Estação 4Sete. A comissão julgadora formada por Andrezza Portella (Coordenadora de música da Fundarpe), Rogério Rangel (cantor, compositor e criador de gingles) e Rafa Emery (cantor, compositor, baixista, segundo lugar geral no Som na Arena I – 2016) escolheu, após as apresentações, as bandas Raízes do Capibaribe e Rua Aurora para a Final, enquanto Colt Brothers, através de votação – encerrada às 20h - na fan page do Facebook da Arena de Pernambuco, ficou com a terceira vaga. Domingo (03/09), acontecerá a segunda semifinal do Som na Arena II com presenças de Bertony, Albino Baru, Nira Santos, Aliados CP, Mesa 4 e Arcanflô


O Dia do Folclore (22/08) teve seu espaço no palco, com as apresentações de Matheus e Catirina e crianças portadoras da Síndrome de Down do Grupo Down+, além de danças e canções das mães do projeto AMAR - Aliança das Mães e Famílias Raras – e da participação do grupo Batuqueiros do Silêncio tocando maracatu.


Nos esportes, o Domingo na Arena Sem Barreiras trouxe três atrações inclusivas: o basquete de cadeirantes com os atletas da Associação de Deficientes Motores – ADM, atuais representantes do Estado de Pernambuco em competições paraolímpicas nacionais; o goalball, esporte para deficientes visuais, trazido pela Associação Beneficente dos Cegos do Recife (ASSOBECER) e o vôlei para deficientes auditivos, com a participação especial das atletas Carolina Longmann, Elisabeth Borges e Eduarda Buas da Seleção Brasileira de Vôlei Indoor e atuais campeãs brasileiras de Vôlei de Praia. O Programa Praia Sem Barreiras do Governo do Estado de Pernambuco trouxe a exposição de uma cadeira anfíbia, esteira de acesso ao mar, cadeira de rodas anfíbias, além de profissionais qualificados para o banho assistido.


Ao final do Domingo na Arena Sem Barreiras, o público interagiu de forma especial na aula e zumba. Desta vez, entre os convidados do professor Edmilson, a estudante de Educação Física, Priscilla Mesquita, primeira professora com Síndrome de Down, licenciada para dar aula de zumba.  Um momento de participação intensa de gente de todas as idades. Todos os presentes puderam contar com as tradicionais atrações e serviços dos polos do Domingo na Arena: infantil, sustentabilidade, gastronômico, esportivo e cultural. Além de adestramento para cães, realizado no ParCão, com o instrutor Ivan Ferreira (Ivan Adestra), nos métodos básico e avançado.