Rota Engenhos e Maracatus

De volta às origens do Brasil

O mestre Gilberto Freyre já dizia: "Sem açúcar, não se entende o Nordeste, não se entende o Brasil". Viajar pela Zona da Mata de Pernambuco é voltar às origens. É deparar-se com o charme da tradição. Nos antigos engenhos, casa-grande e senzala hoje abrigam charmosas pousadas. Capelas, igrejas centenárias, cavalgadas, banhos de água corrente. Entre peças sacras e mobiliário antigo, o deleite da vida no campo. Entre a Mata Atlântica e os canaviais, o retorno ao Brasil colonial.

Uma viagem para deparar-se com a arte barroca de Goiana. Apenas na secular Igreja do Rosário dos Homens Pretos, abriga-se um acervo com mais de duas mil peças sacras. Entre elas, a imagem em ouro de Nossa Senhora do Amparo, doada aos antigos escravos pela Princesa Isabel. Para conhecer o mistério e a beleza da cultura surgida à beira dos canaviais. Em Nazaré da Mata, os enigmáticos caboclos-de-lança do maracatu rural fazem a festa. Balançam seus chocalhos pelas ruas. Exibem suas cabeleiras multicoloridas de um Brasil profundo, um Brasil atemporal.

Andar pela Rota dos Engenhos é conhecer a arte popular e o artesanato construído em séculos de convivência entre africanos, portugueses e índios. Uma arte expressa nos tapetes de grande influência ibérica de Lagoa do Carro. Ou nos escultores de Carpina, Paudalho, Vicência e Tracunhahém, terra onde a imaginação dos homens ganha contornos no barro. Dezenas de ceramistas moram nas cidades erguidas entre montanhas.

Entre mesas fidalgas e tabuleiros de rua, encontra-se a culinária que evidencia a Civilização do Açúcar. Nos engenhos, prepare-se para um banquete: pamonha, canjica, munguzá, coalhada, iogurtes caseiros, queijos de coalho e manteiga, pães e biscoitos, tapioca, beiju, manteiga artesanal, café bem passado, sucos de frutas e muitos bolos, de mandioca, barra-branca, bolo-de-rolo... Mandioca e carne seca. Galinha caipira guisada. E, claro, uma cachaça de alambique.

Não importa em que cidade hospedar-se. Estão todas muito próximas. Em poucos quilômetros de distância, o visitante volta no tempo. Bem-vindo ao Brasil original. Bem-vindo à Rota dos Engenhos de Pernambuco.