Rota da Crença e da Arte

Meditação com a ajuda da natureza

Buscar a paz interior e mentalizar pensamentos positivos nem sempre é tarefa das mais fáceis. Nesses casos, a mãe natureza costuma dar uma mãozinha aos turistas que querem captar as boas energias do verde das serras do interior de Pernambuco. As exóticas e deslumbrantes paisagens naturais do agreste pernambucano proporcionam verdadeiros encontros místicos até para os mais céticos. Possivelmente dada a influência dos povos primitivos que ocuparam as terras há mais de 5 mil anos. E eles continuam vivos no imaginário local principalmente pelas inscrições rupestres tão nítidas nas formações rochosas de regiões como o Vale do Catimbau, em Buíque (285km do Recife). O lugar preserva cemitérios pré-históricos, sítios arqueológicos e uma imensidão de grutas e rochas esculpidas com a força do vento como a Pedra do Cachorro.

Outra beleza peculiar é Garanhuns (230km do Recife), considerada a cidade das flores e também apelidada de Suíça pernambucana pela arquitetura e clima gostoso. Num dos pontos mais altos e numa das vistas mais privilegiadas, a uma altitude de 1.030 metros, fica no mirante onde está o Cristo Magano. As manifestações de fé ficam ainda mais fortes em Pesqueira (215km da capital). A cidade é conhecida por ter uma das cinco aparições de Nossa Senhora, admitidas pelo Vaticano, sendo a única da América Latina. Em Bom Conselho (279km), a arte acontece nas peças em madeira e na produção de utilitários em cerâmica. Já em Belo Jardim (187km), as belezas brotam da natureza nas cores vivas das bromélias, na melancolia da caatinga arbustiva e nas cactáceas da Serra do Caboclo. De Arcoverde (252km) também ecoam harmônicos acordes musicais. Considerada a porta de entrada do sertão, a cidade é rica em manifestações populares com dança, música e teatro. Tem o Museu do Índio do Nordeste com um acervo de sete tribos indígenas pernambucanas e preserva na Casa do Cardeal a memória do primeiro Cardeal da América Latina, o Cardeal Arcoverde.

A última cidade da Rota da Crença e da Arte é Saloá (270km). Trata-se de um dos municípios pioneiros no turismo rural em Pernambuco com diversas atrações para atividades campestres. Vá contemplar também as estufas de flores. Depois agradeça a Deus por tantas bênçãos celestiais concedidas à sua viagem.