Institucional

O Turismo em Pernambuco

As diretrizes que norteiam o Turismo em Pernambuco são realizadas de forma integrada. Em âmbito estadual, o segmento é fomentado e direcionado sob a responsabilidade de órgãos coordenados pela Secretaria de Turismo (SETUR), responsável pelo planejamento, controle, avaliação e execução de projetos por organismos distintos. Confira a composição do turismo no segmento do Estado e suas funções:

Secretaria de Turismo (SETUR)

Criada em julho de 2006, planeja, avalia e controla as políticas e ações voltadas para o segmento no Estado, bem como é responsável pela captação de recursos para a realização de projetos na área e pelo relacionamento institucional com os parceiros.

Secretário Sílvio Costa Filho.

Sílvio Costa Filho é formado em Pedagogia pela Universidade Católica de Pernambuco, onde participou ativamente do Movimento Estudantil. Foi eleito e reeleito presidente do Diretório Acadêmico de Pedagogia. Com apenas 22 anos, chegou à Câmara do Recife e, aos 24, tornou-se o deputado estadual mais jovem do Estado. Em seu primeiro mandato na Assembléia Legislativa, conquistou a vice-liderança do Governo, ganhando notoriedade como um dos mais atuantes do Parlamento. Fez uma opção de vida pela política, com o objetivo de contribuir para a mudança da sociedade e elevar a qualidade de vida das pessoas, pela via do Desenvolvimento Econômico, da Educação e da Justiça Social.

Conselho Estadual de Turismo (CONTUR)

Formado por 35 membros de entidades públicas e privadas, instituições financeiras e associações ligadas ao segmento no Estado, o CONTUR foi criado no segundo semestre de 2006 com o objetivo de promover a consolidação da política estadual de turismo e partilhar, com o Poder Público, as definições estratégicas para o setor.

Empresa de Turismo de Pernambuco (EMPETUR)

Fundada ainda na década de 1960, EMPETUR é uma empresa de economia mista subordinada à Secretaria de Turismo (SETUR). Seu objetivo é desenvolver o planejamento operacional das ações de turismo no Estado e realizar ações de fomento, articulação e gestão turísticas.

Programa de Desenvolvimento do Turismo (PRODETUR)

O PRODETUR é uma entidade subordinada à Secretaria de Turismo (SETUR) voltado para projetos de infra-estrutura turística no Estado. Os recursos para a realização dos projetos são obtidos sob forma de financiamentos junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Os projetos do PRODETUR são multiinstitucionais e realizados em parceria com as Prefeituras contempladas pelas obras estruturadoras e executadas por organismos do Governo do Estado.