Rota da História e do Mar

Apresenta a história dos bandos de cangaceiros no interior de Pernambuco

Não é difícil entender porque Olinda é tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade. Construída sobre sete colinas como a capital portuguesa, a centenária cidade é uma espécie de versão tropical de Lisboa. Entre as ladeiras do casario colonial, muitas igrejas barrocas, coqueiros e palmeiras, o verde das matas e quintais, o azul do Atlântico delineando a paisagem. Vizinha do Recife, cidade irmã e capital de Pernambuco, Olinda pode ser a porta de entrada - ou estação de passagem, como se queira - da Rota da História e do Mar de Pernambuco. O inclassificável arquipélago de Fernando de Noronha está a menos de uma hora de vôo. De origem vulcânica, a 345 quilômetros da costa continental de Pernambuco, Noronha tem dezenas de praias desertas, bons restaurantes e pousadas de charme, onde o homem divide espaço harmonioso com aves, peixes, tartarugas e golfinhos.

As paradisíacas praias do Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, como Porto de Galinhas, eleita mais de cinco vezes a mais bonita do Brasil, estão a pouco mais de uma hora de carro. Olinda é também sede do mais democrático e festejado Carnaval de rua do Brasil: blocos de frevo, maracatus, samba, afoxé e até música pop e contemporânea movem milhares de fantasiados pelas ladeiras da velha Marim dos Caetés. A cozinha divide-se em quitutes clássicos como a tapioca - um crepe rústico de goma de mandioca com generosas fatias de queijo coalho derretido - e a gastronomia de autor em vários restaurantes charmosos.

Gastronomia é o que não falta. Farto em culinária tradicional e contemporânea, Recife é o principal pólo gastronômico do Nordeste. Seus chefs são quase tão numerosos quanto suas pontes. No histórico e boêmio Bairro do Recife, onde a cidade nasceu, o casario secular guarda a herança dos muitos povos que construíram a cidade. Na Rua do Bom Jesus, por exemplo, está a Primeira Sinagoga das Américas. Dali, os judeus saíram para ajudar a Nova Iorque.

É também uma terra de negócios. O Recife sedia o maior shopping da América Latina e maior pólo de tecnologia e medicina do Nordeste. O Brasil se fez aqui. No vizinho município de Jaboatão, o Monte dos Guararapes guarda a memória da grande batalha em que os portugueses expulsaram os holandeses, garantindo a unidade nacional. O litoral de Pernambuco não tem apenas sol, mar e coqueiros. Guarda também nossa história.